Categoria: | CNH, Dicas, Exames, Infrações, Multas

Permissão para dirigir ou CNH provisória.

O que é permissão para dirigir ou CNH provisória ?  Nada mais nada menos que a 1ª Carteira de Motorista. Só que essa 1ª habilitação é provisória.

Atualmente  a legislação diz que  a 1ª CNH é uma “Permissão para Dirigir” , com validade de 12 meses, durante os quais o portador da permissão não pode cometer infração grave ou gravíssima, ou mesmo repetir uma infração média.

No mais, o motorista tem todos os direitos e responsabilidades  que uma CNH definitiva concede; é válida em todo o Território Nacional e habilita o motorista a dirigir tanto no perímetro urbano quanto em rodovias, claro que, pela pouca experiência ainda, o motorista deve ser bastante cauteloso em pegar um rodovia movimentada.

 

Após 12 meses, sem multas grave ou gravíssima, e sem reincidência em multa média,   o cidadão trocará essa Permissão Provisória, que é a primeira CNH,  pela Habilitação definitiva, que tem validade máxima de 5 anos para pessoas até 65 anos de idade. Pessoas com mais de 65 anos têm de renovar a CNH de 3 em 3 anos.

Caso o portador da Permissão tenha incidido em uma falta grave, gravíssima ou duas faltas médias, não receberá a CNH definitiva e ainda perderá a Permissão Provisória e terá de realizar todo o processo de obtenção da CNH novamente, passando pelos exames médicos e psicológicos, assim como aulas teóricas e práticas na autoescola e respectivas provas  prova teórica e prática no DETRAN.

51 comentários para “Permissão para dirigir ou CNH provisória.”

  1. Juli disse:

    Esse diretor do Detran precisa procurar o que fazer.fica só ai insultando as pessoas, como se isso fosse remédio para curar chifres.

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta Detran Oficial no Face

Receba as novidades por e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele novidades do "detranoficial":