Categoria: | MA, Notícias

Detran-MA agora possui equipamentos medidores de películas automotivas

Detran MA

Detran – INSUFILM – FUMÊ

O Departamento de Trânsito do Maranhão agora possui equipamentos que medem as películas que escurece os vidros dos carros. Os condutores que gostam do vidro do carro mais escuro estão com os dias contados para perder esse “privilégio”. Os vidros que forem escuros demais são os principais alvos de fiscalização do Detran-MA e também da Polícia Militar, já que deve ser usado em blitzes.

O Detran já adquiriu cinco equipamentos medidores de transmissão luminosa das películas utilizadas nos vidros dos veículos, que começaram a ser usados ainda este mês. A partir de agora, os padrões mínimos de visibilidade, tanto para quem esta de fora quanto para quem está dentro, deverão ser obedecidos.

A maioria dos motoristas alegam querer privacidade para colocar vidro fumê, além de segurança e incômodo – causado pela luz do sol. Porém, os motoristas agora terão de respeitar os limites ajustados e não poderão escurecer o para-brisa, caso contrário receberão multa de R$ 127,69, além de 5 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

Os carros saem de fábrica com os vidros dianteiros incolores com visibilidade em torno de 75%. Já os carros que possuem para-brisa colorido, tem uma média de 70% de transparência. E esses limites são os máximos que o Detran-MA pode tolerar, e qualquer tentativa de alteração será considerada infração.

Flávio Trindade Jerônimo, Diretor Geral do Detran-MA, disse que essas novas normas foram feitas para que se tenha uma maior segurança no trânsito. Ele explicou que vidros escuros demais são maior geradores de acidentes, já que as películas impedem a percepção do motorista em condições adversas, principalmente quando chove. De acordo com ele, as novas diretrizes também trazem maior segurança para os agentes do Detran-MA e para os policiais no momento das abordagens e fiscalizações.

Em breve poderemos ver os medidores em ação nas cidades do Maranhão. Alguns deles ficarão na unidades de vistoria do Detran-MA. Desde 2007 que existem regras para o uso de vidros fumês e o Detran-MA irá fazer uma forte fiscalização contra o uso irregular. Além da multa e a perda de pontos na carteira de motorista, o condutor em situação irregular, ou seja, que esteja com parâmetros de película escurecedora fora do permitido, só sairá da blitz após retirar as películas.

Postado por Phelipe Moraes

Um comentário para “Detran-MA agora possui equipamentos medidores de películas automotivas”

  1. Edson Ribeiro disse:

    Olá, gostaria de saber qual a porcentagem máxima permitida para as películas laterais e traseira. Acabei de comprar meu carro e pretendo coloca-las semana que vem. Obrigado!

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta Detran Oficial no Face

Receba as novidades por e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele novidades do "detranoficial":