Categoria: | RJ, Vistoria

FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

Como é a vistoria veicular

Como é a vistoriaO que é analisado na vistoria – Detran-RJ

Todo ano, todos os proprietários de veículos – carros e motos – tem os seus automóveis analisados por uma equipe especializada do Detran-RJ. Na vistoria, é verificado se o automóvel se encontra nas condições legais de tráfego, e em caso de aprovação o CRLV (Certificado de Registo e Licenciamento de Veículo) é renovado.

O Certificado de Registo e Licenciamento de Veículos – CRLV é uma documentação importante, pois é exigido em qualquer movimentação relacionada a documentação do carro, como transferência de endereço e/ou de proprietário, além de possíveis mudanças físicas que o proprietário queira modificar em seu veículo.

Alguns itens que são vistoriados são:

  • O sistema elétrico e de iluminação (faróis e lanterna, bateria, cabos);
  • Sistema de sinalização (Pisca-Alerta, luz de marcha ré, de freio),
  • Equipamentos obrigatórios e de segurança (retrovisores, para-brisas, velocímetro,buzina, extintor de incêndio na validade e carregado, cintos de segurança, para-choques…), o estado dos pneus e , alguns complementos como janelas e vidro frontal e traseiro, a exaustão de gases poluentes em excesso, carroceria e chassi.

Vale informar que a vistoria só poderá ser agendada para veículos que estiverem com o IPVA em dia. Por isso fique de olho no calendário do Detran do seu estado e agende logo sua vistoria.

Postado por Phelipe Moraes

5 comentários para “Como é a vistoria veicular”

  1. marcelo pessanha de souza disse:

    E lamentavel que o Estado do RIO DE JANEIRO seja essa bagunça que e. paguei o IPVA do meu veiculo porem nao consigo marca a vistoria aqui em CAMPOS DOS GOYTACAZES,mas tenho certeza que para o governo ja fiz o principal que foi PAGAR .Obrigado por pelo menos eu poder fazer meu comentario porque pensei que so tivesse o direito de pagar.

  2. Paulo disse:

    Estou muito chateado com dois servidores do posto do Detran no CEASA-RJ. Antes de levar meu veículo conversei com pessoas experientes nesse processo para não cair em exigência. Causou me surpresa verificar a precariedade dos pneus dos veículos que estavam em minha frente. Dei uma geral no meu auto antes de ir (lavagem completa, pneus bons, estepe 0KM, luzes, farol, buzina, tudo funcionando). Foi quando me surpreendi com a exigência do servidor: informou que as luzes da lanterna dianteira eram azuis (eram as mesmas lampadas usadas na vistoria anterior – original – apenas foram trocadas por novas). Foi ai que eu reclamei! Verifiquei que ele ficou chateado e foi novamente verificar os meus pneus traseiros, chamando mais um servidor. Vocês não vão acreditar!!! Ele exigiu a troca dos dois pneus traseiros e informando que eu teria de trocá-los e retornar ao posto. Meus pneus estão em ótimo estado. Estou muito chateado, pois as lampadas estavam funcionando e custam a penas R$1,50). O que eu fiz foi substituí-las por outra. Por favor tomem conhecimento deste problema (LANTERNA DIANTEIRA COR AZUL) pois a norma não especifica essa exigência. MUITO OBRIGADO!

  3. Sidney disse:

    Hoje 16/05/2013 vou fazer a vistoria do meu golzinho, impecável, mas vou levar a minha máquina fotográfica que também filma, se houver alguma irregularidade por parte do Detran vou denunciar mesmo. vou filmar o meu carro antes de levar, e também na hora, não tenho medo de federal não, afinal também sou funcionário Público.

  4. Jânio disse:

    Gostaria de saber se Suspensão e balança fazem parte dos itens que são vistoriados anualmente(1ª vez).

  5. Umberto marrone Júnior disse:

    Não pude transferir a minha moto pois o vistoriador disse que eu tinha que colocar o banco do carona, pois minha moto não tem pois eu tirei 800 bulevart.eita cabra burro.

Trackbacks/Pingbacks


Deixar um comentário

Curta Detran Oficial no Face

Receba as novidades por e-mail

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele novidades do "detranoficial":